quarta-feira, 28 de julho de 2010

O palco é dos nonsenses


Sempre aprendi desde pequena que podemos não ter rios de dinheiro, mas é indispensável o ‘rio da educação’.
Sinceramente, nada me incomoda mais do que a falta de educação. E, infelizmente, Salvador virou o espaço dos ‘nonsenses’.

Manhã de domingo, 25º C, temperatura mais do que desejada, fomos ao encontro do show de Matheus Aleluia. Para quem não o conhece, Matheus pertenceu ao grupo Ticoãs, grupo de samba da terra do dendê, Cachoeira. Esse show, que aconteceu no TCA (Teatro Castro Alves), o nosso melhor teatro baiano, custou, inacreditavelmente, R$1,00 e, pasmem, tinha meia-entrada.
Chegamos, compramos nosso ingresso e, como não poderia ser diferente, tomamos o nosso café (tanto o cappuccino quanto o expresso são muito bons).

Hora da entrada. Fomos nos acomodar. Preferimos as cadeiras do nível superior. Hora das minhas constatações e tristezas.
As pessoas falavam como se estivessem em casa, ou pior, na feira. Não perdi o tempo para contar, mas confesso que já tinha virado uma rotina as pessoas tentarem sentar em lugares reservados (e o detalhe é que tinha uma correia delimitando o espaço).

Sirene toca pela última vez. Pessoas ignoram o sinal e continuam desfilando pelas escadas e corredores. Show começa. Emoção dispara, pois, além da qualidade, é o reencontro com as origens de meu pai- que a essa hora já estava com lágrimas no rosto- e de minha mãe.

Pouco tempo depois, suspense. Os entreolhares. Um barulho que não estava no roteiro: celular. Barulho que insistia, em diversas melodias, mas com nenhuma sintonia com o show. Haja paciência!!

Mas, para mim, o absurdo foi ouvir comentários infelizes como: ‘bora, Matheus, já são três horas de show!”.
Aquele comentário me fez refletir se estamos realmente preparados para incentivos culturais como esse. Uma pessoa que pagou R$1,00 e teve três horas de show- de muita qualidade- deveria estar feliz er não incomodada.

Essa e outras atitudes- além da falta de educação- me fazem refletir ‘ onde está o povo da alegria’ por que ‘ de nonsenses’ eu estou calejada e não aguento mais”

Nenhum comentário:

Postar um comentário